Este BLOG tem a finalidade de criar um espaço de
interação e troca de experiências.
Onde nós professores possamos refletir sobre a prática

na sala de aula.
Postando textos, vídeos, dicas, jogos e muito mais.

Com o objetivo de enriquecer e
diversificar o processo ensino/aprendizagem.

terça-feira, 13 de abril de 2010

TANGRAN

julho 21, 2008 — Sandra Di Flora
O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado de sete peças: um quadrado, um paralelogramo, dois triângulos isósceles congruentes maiores, dois triângulos menores também isósceles e congruentes e um triângulo isósceles médio. As sete peças formam um quadrado.
Dentre as várias versões a respeito da origem desse famoso quebra-cabeça, a mais interessante é a de que o Tangram surgiu quando um monge chinês deixou cair no chão uma porcelana quadrada, que se partiu em sete pedaços, daí a origem do seu nome :Tch’ ia’ Pan , cujo significado é “tábua das sete sabedorias”.
O Tangram é extremamente eficiente para o desenvolvimento do raciocínio lógico e geométrico, principalmente no que se refere às relações espaciais.
Com as peças do Tangram pode-se, dentre outras possibilidades, explorar:

- a identificação, comparação, descrição, classificação e representação de figuras geométricas planas;

- as transformações geométricas, através de composição e decomposição de figuras planas;

- a equivalência de áreas;

- a aplicação do Teorema de Pitágoras.

Além disso, com as sete peças desse quebra-cabeça é possível montar cerca de 1700 figuras dentre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números e outros, tornando-o um material pedagógico bastante atraente
Para conhecer melhor o Tangram e explorar algumas de suas possibilidades, clique no link a seguir e bom divertimento !

Nenhum comentário:

Postar um comentário